Pages

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

#2 Precisamos conversar - Como eu lido com crises de ansiedade e depressão. (Setembro amarelo 🎗)

Essa semana recebi um e-mail de uma garota, que me encontrou através do primeiro texto da série "precisamos conversar", onde falo um pouco sobre depressão e ansiedade e minhas experiências com isso. Logo na primeira frase que li, percebi o quão desesperada ela parecia e lembrei de mim, a uns anos atrás.

Ela me fez uma pergunta crucial, que toda pessoa que sofre com esse problema quer saber. Como lidar com crises de ansiedade e depressão? 

Desde já digo que não sou médica e vou contar com EU lido com isso, porém, cada caso requer acompanhamento e nem tudo que funciona pra mim, vai funcionar para você, por isso, mesmo que seja algo clichê, você precisa de ajuda profissional, depressão e ansiedade é algo difícil de lidar sozinho.

Meu dia a dia é muito corrido com a faculdade, por isso sempre mantenho uma rotina, pra não enlouquecer ou ficar perdida. Me ajudou muito escrever tabelas de rotinas, e separar meus horários, mesmo que as vezes você acabe descumprindo um ou outro, você se vê na obrigação de cumprir a meta do dia, o que ajuda a ter mais força pra se levantar da cama. 

Um dos meus maiores truques para lidar com tudo isso é que eu me permito ter um dia de merda, um dia que eu choro e fico na cama, que eu falto a faculdade e ligo o foda-se pra tudo, me permito enlouquecer de vez em quando, porque ninguém é feliz e perfeito a toda hora. Te garanto, que nada é mais libertador, do que você ter o controle sobre sua própria vida, sem ter que fingir que está feliz pra agradar alguém, não que isso vá te dá o direito de ser um ignorante ambulante, mas vez ou outra é bom ignorar o mundo.

Pra quem tem oportunidade e tempo, exercícios físicos são maravilhosos pra distrair a mente, além de ganhar a bundinha durinha dos sonhos, o efeito que a aceleração do coração provoca, traz adrenalina e endorfina para o corpo, que são hormônios pouco encontrados em quem tem depressão, outra coisa boa são os complexos vitamínicos, a falta de vitaminas no corpo, pode acarretar depressão, principalmente a vitamina D ( vitamina do sol), geralmente pessoas com crise de ansiedade passam muito tempo em casa e não tomam sol. Uma ou duas vezes na semana eu levanto mais cedo e fico na varanda de casa, levando um solzinho e vendo o céu, te garanto, faz um bem danado.

Evite se afundar em besteiras desnecessárias, escutar comentários de mal gosto, se cerque de pessoas que gostam de você por quem você é e jamais ache que precisa provar algo pra alguém te amar, você já tem tanto problema dentro de si, porque quer se importar com o que outras pessoas pensam sobre você? Seu maior inimigo é você mesmo, então aprenda a lutar consigo, que jamais vai ter problema pra lutar com outra pessoa. Já ouviu a frase "pessoas bem resolvidas não perturbam a vida alheia" então..

É uma luta diária e eu sei que eu nunca vou viver uma vida "normal" como as outras pessoas, que sempre vou ter que me esforçar mais do que os outros pra viver tranquilamente, mas é algo que todos estamos sujeitos a acontece, o que faz diferença é o jeito que você encara as coisas, precisa estar ciente que nem todos os dias você vai vencer, que tem dia que você só quer que tudo acabe, mas são esses dias que te tornam mais forte, mas madura, você só precisa encontrar o seu buraquinho pra respirar, como eu, que escrevo. 

Encontre o seu ar, e faça disso o motivo pra abrir os olhos toda manhã, faça por você e não dê o gostinho pra o diabinho que tem dentro de você.

"Apenas viva bem, Apenas viva".


Entre em contato comigo:
                                       Email: adriele_dele@hotmail.com
                                       Facebook: Adriele Castro
                                       Instagram: @Dellybarbosa

Ps. Você pode entrar em contato com o centro de valorização da vida - CVV

*Para fins de direitos autorais, declaro que todas as imagens utilizadas nesse post, não pertencem ao blog. Qualquer problema ou reclamação, entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário